Outros artigos
- Promover: Destaque
- Multiplas imagens:
- Vídeo:
- Gallery:
- JCE File : Conheca_Bianca_Tavares_acompanhante_em_Sao_Paulo.mp4
Blog
Our Rating: 42% - 3 votes
42%
Assim como nós usamos mapas para ajudar na localização, uma empresa precisa descobrir como sair do ponto A, em que são definidos objetivos para atingir o próximo nível, ao ponto B, em que os times atingem os objetivos. O que está no meio é a estratégia desenhada para chegar lá. Essa estratégia pode estar clara para a diretoria, mas quais as chances de sucesso de um plano que os colaboradores não entendem direito? É preciso usar um Mapa Estratégico.
Um Mapa Estratégico é uma ferramenta visual que ajuda a comunicar a estratégia da companhia, assim como processos e sistemas que vão ajudar a implementar essa estratégia. Os mapas oferecem uma representação visual dos objetivos mais importantes da empresa e das áreas e pessoas envolvidas em fazer com que sejam alcançados. Por conta de seu formato, o Mapa Estratégico oferece uma visão clara de como o trabalho dos colaboradores está vinculado aos objetivos da empresa, para que possam atuar de maneira alinhada e colaborativa – todos juntos para atingir as metas.
A seguir, vamos explicar detalhadamente o que é um Mapa Estratégico, para que serve, como usar de forma prática e exemplos para entender melhor.
Baixe agora: Kit de Implementação do Balanced Scorecard
O que é um Mapa Estratégico?
Um Mapa Estratégico é uma representação visual da estratégia de uma companhia, projetado para comunicar como essa companhia planeja atingir seus objetivos e cumprir sua missão. Ele costuma ser usado em conjunto com a estrutura do Balanced Scorecard, embora também possa ser usado sozinho.
Como ferramenta, um dos pontos altos do Mapa Estratégico é ser altamente customizável. A maioria inclui quatro tipos de metas:
- Perspectiva Financeira
- Perspectiva do Cliente
- Perspectiva dos Processos Internos
- Perspectiva de Crescimento
É possível, porém, renomear ou reorganizar os tipos de meta de forma que possa espelhar o que é mais importante para a empresa. Os times podem ainda customizar as cores e formato do Mapa Estratégico para indicar em que ponto do processo estão e com quem está a bola.
Por ser uma ferramenta bem visual, o Mapa Estratégico consegue trazer mais clareza para processos e responsabilidades em iniciativas que são parte da estratégia da empresa. O Mapa Estratégico ajuda a:
- Alinhar os objetivos estratégicos das áreas e da companhia
- Estruturar um plano de ação conjunto de várias áreas
- Trazer clareza para os objetivos que os times vão buscar
- Visualizar o papel de cada área e departamento no resultado final
- Ordenar os esforços em direção ao alcance de uma meta comum
- Trazer objetividade para a comunicação dentro da empresa
Leia mais: O que é Balanced Scorecard (BSC)
Principais elementos do Mapa Estratégico
Os mapas estratégicos geralmente consistem em quatro a seis perspectivas principais, que representam diferentes aspectos das operações da empresa e dos stakeholders (partes interessadas). Entre as perspectivas mais comuns estão a financeira, a do cliente, a dos processos internos e a de aprendizado e crescimento.
Aqui estão as quatro principais perspectivas que formam um bom Mapa Estratégico:
Perspectiva Financeira
O foco está nos objetivos e medidas financeiras que são essenciais para a companhia e a sustentabilidade do negócio. Aqui entram metas financeiras, como aumento da receita, a maximização da rentabilidade, gestão de custos ou como otimizar o retorno sobre o investimento (ROI).
Perspectiva do Cliente
Nesta perspectiva, o foco está em entender quais são as necessidades dos clientes (o público-alvo do negócio) e como a empresa pode atendê-las. Os objetivos podem ir do aumento da satisfação do cliente ao aumento da retenção de clientes, reforçando a criação de relacionamentos duradouros e a lealdade dos clientes.
Perspectiva do Processo Interno
Pensando em como impulsionar o negócio, essa perspectiva trata dos processos e operações internos que são essenciais para garantir o sucesso da companhia. Isso inclui olhar para os processos e procurar formas de simplificar o modo de fazer as coisas, reduzir as ineficiências e melhorar continuamente o grau de eficiência operacional.
Perspectiva de Aprendizado e Crescimento
Nesta perspectiva, a ênfase vai para a capacidade de aprendizado e de crescimento da companhia, assim como a implementação de uma mentalidade de desenvolvimento e contínuos. Isso inclui a criação e desenvolvimento de uma cultura de inovação, investimento em treinamento e capacitação, trilhas de aprendizagem para os colaboradores e, de modo geral, formar profissionais adaptáveis, que gostam de aprender e trabalham de forma colaborativa.